REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A revolução começou em 20 setembro de 1835 ,com a tomada de Porto Alegre pelos revoltosos (ou farroupilhas).As tropas saíram da Antiga Pedras Brancas atual cidade de Guaíba,sob o comando de Jose Gomes de Vasconcelos Jardim e Onofre Pires,com um total de duzentos homens armados.
Em 1936,depois de vencer os soldados imperiais,o farroupilha Antonio Neto leu uma proclamação.
A luta entre os farroupilhas e os imperiais durou dez anos e se espalhou ate o atual estado de Santa Catarina,onde foi fundada a Republica Juliana.
Bento Gonçalves , Davi Canabarro,Onofre Pires,Antonio de Souza Neto,Gomes Jardim,Jose Garibaldi e Lucas de Oliveira foram alguns dos líderes farroupilhas que mais se destacaram no conflito.
A Revolução Farroupilha acabou quando D.PedroII tornou-se imperador do Brasil e tinha no comando das tropas imperiais o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias.
Luiz Alves de Lima e Silva propôs condições que foram aceitas pelos farroupilhas.
Por fim, veio a conciliação nacional.A paz foi assinada a 01/03/1845.
Encerrava-se assim a revolução que,pelo período colocou o RS contra o Império
Brasileiro.
DITADURA MILITAR
Em 1964,o presidente João Goulart,que tinha um projeto de reformas econômicas e sociais,foi derrubado por um Golpe Militar.As eleições para os cargos mais importantes,como presidentes foram suspensas,assim como muitas liberdades individuais.
Iniciava-se com o golpe um longo período de Ditadura Militar, no qual os órgãosde segurança do governo reprimiram com violência,perseguindo ,prendendo,matando ou expulsando do país,muitos que ousaram contrapor-se ao regime.
A perseguição do regime militar aos oposicionistas foi brutal. Dezenas de pessoas foram mortas em sessões de torturas.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário